Podoposturologia

Podoposturologia é um método francês, utilizado há mais de 20 anos em toda a Europa, que integra a relação entre os pés e a postura. Tem como proposta diagnosticar as alterações nos padrões posturais e biomecânicos observados no exame de baropodometria (Teste da Pisada) e que podem desencadear dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé.

Sabe-se há muito que os joelhos, a coluna vertebral e/ou outras articulações não podem ser avaliados isoladamente. Comumente quando avaliados isoladamente levam ao tratamento apenas sintomatológico e não do fator causal do problema.
Esta técnica considera o corpo humano como um todo, fazendo correlação entre as articulações dos pés, joelhos, quadril e coluna vertebral.

A podoposturologia corrige apoio dos pés, o alinhamento dos joelhos, o nivelamento da bacia, corrigindo as assimetrias posturais, diminuindo a torção do tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga em todas as estruturas corporais.